Projetos Especiais



PROJETO DE LEITURA E ESCRITA - 
"UM DIA DE AUTOR"




O Projeto de Leitura e Escrita Um Dia de Autor foi realizado pela turma do 4° ano D e idealizado pela professora Mirian Pinel. Este consiste em despertar interesse e melhorar a escrita e leitura dos alunos, através de produção de texto e leitura dos textos realizados pelos colegas de forma a analisá-los criticamente destacando os pontos positivos e corrigindo o que está em desacordo.

A professora propôs o projeto a turma com o objetivo de realizar um trabalho de produção textual, gerando bons resultados. Em seguida escolheu um aluno para dar início ao trabalho. Este aluno produziu um texto de no máximo 25 linhas e trouxe para a professora a fim de que a mesma organiza-se as intervenções a que faria no momento da correção coletiva. Este trabalho foi realizado uma vez por semana.
Era marcado um dia para a revisão coletiva e a professora passava no quadro o texto que tinha em mãos, sem corrigi-lo. iniciava-se a correção, ao final da mesma fazia-se a leitura do texto, e todos copiavam a produção do colega em um caderno específico para os textos do projeto. Após todos terem copiado, o autor do dia autografava os cadernos dos demais alunos.


PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA - SALA DE RECURSOS










Os bonecos foram criados para deixarmos uma mensagem de "igualdade racial" na comemoração do Dia da Consciência Negra na escola. Os alunos da sala de recursos curtiram esses momentos de conhecimento e compreensão da diversidade racial que temos no Brasil através da confecção dos bonecos, eles usaram de muita arte e criatividade ao escolher a profissão, o dom artístico, as roupas, ou seja, as características de cada boneco de maneira livre e autônoma viajando no universo das possibilidades. O projeto foi coordenado e idealizado pelo professor Admilson Reis.



TEATRO: O CASAMENTO DA DONA BARATINHA - SALA DE RECURSOS






Escolhemos o teatro para melhor compreensão da história lida, buscamos desenvolver criatividade, autonomia, confiança e motivação de aprender dentro das propostas de ensino e aprendizagem numa perspectiva diferenciada da sala regular. "Esses momentos de organização e apresentação do teatro foram de grande crescimento intelectual. Foi analisado e discutido o que usar, quais as roupas, mascaras, falas de personagens, etc que utilizaríamos na apresentação do teatro, criamos regras, discutimos as cenas, respeitamos o momento de cada um dos personagens e ouvimos a ideia de todos para decidirmos como apresentar. Como professor de AEE fiquei muito feliz ao observar meus alunos deficientes mentais, síndrome de Down, hiperativos e com deficit de atenção, para, ouvir e falar, dar ideias e usar de muita criatividade para fazer a História da Dona Baratinha ser compreendida e alegre para todos que estavam assistindo". Professor Edmilson Reis.



DIA DO DESAFIO 




O dia do desafio ocorreu no dia 25 de maio e os alunos e funcionários da escola participaram desse projeto. A professor de Educação Física Patrícia  dos Santos Giuberti  foi quem organizou as atividades. Esse projeto tem a finalidade de  promover a disputa saudável para movimentar o maior número de pessoas realizando atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário